sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A variedade do Brasil. Por, Pedro de Aguiar Azeredo.

A variedade do Brasil

A França é conhecida por sua reputação na gastronomia, sendo apreciada por todo o mundo inclusive aqui no Brasil. Ultimamente A cozinha brasileira vem passando por mudanças, uma delas foi o desenvolvimento de novos pratos e também utilização de novos ingredientes. O Brasil por ter um expansão territorial muito grande temos muitos pratos regionais característico de cada região. O nosso país por ter sido povoado por pessoas de vários países temos influencias deles em nossas vidas gastronômicas por exemplo: influencia portuguesa na cozinha do Rio de Janeiro e Italiana na culinária paulista.

Nossa cozinha existe apenas a 500anos é praticamente um bebe em relação a países da Europa. No entanto seu desenvolvimento vem sendo rápido, pois os brasileiros estão valorizando seus pratos e seus talentosos chefes de cozinha. Por termos muitos ingredientes em nosso pais a facilidade em criar pratos originais é facilitada.

Além de nossas comidas temos bebidas inteiramente brasileiras como, por exemplo, a cachaça. A cachaça hoje está em destaque no cenário nacional e internacional isso porque ela é utilizada para fazer um drinque tão conhecido como a própria cachaça que é a caipirinha feita com limão, açúcar, gelo e aguardente de sua preferência.

Podemos concluir que o Brasil tem uma cozinha muito ampla e que tem tudo para crescer ainda mais no mercado internacional e virar de vez um pólo gastronômico internacional, pois potencial nós temos.

Sociedade Virtual . Por, Pedro de Aguiar Azeredo.


Temos hoje muitos meios de entretenimento, eles são: TV, rádio,internet entre outros. Em décadas passadas a quantidade de meios de entretenimento era bem menor, com isso as pessoas tinham uma vida mais voltada para o convívio social de pessoas.

Com a modernização das atividades de lazer a sociedade vem se afastando de um convívio mais próximo. Esse problema ocorre pois cada vez mais as pessoas ficam dentro de suas casas para utilizarem seus meios de lazer individualistas. Temos que saber dividir nosso tempo para que possamos ter um convívio social humano e não apenas um convívio virtual.

A utilização da internet, por exemplo, temos ferramentas como Orkut, facebook , MSN entre outros como meio de entretenimento, mas isso acaba se resultando em uma vida virtual onde as pessoas não tem vontade de sair de suas telas para viver a vida real. Essa moda de Orkut “caiu” no Brasil como uma “luva”, isso porque somos um povo muito vulnerável a novidades mesmo ela senda maléfica para a sociedade de modo geral.

De acordo com os argumentos mencionados a cima podemos ver que hábitos antigos devem ser trazidos de volta para nossa sociedade como, por exemplo, a busca de contatos com outras pessoas de maneira real para que tenhamos uma sociedade ainda mais individualista e distante.

Esporte. Por, Pedro de Aguiar Azeredo.

Crise na Gávea

O Flamengo tem o pior ataque do brasileirão 2010 com isso, e com isso já não ganha uma partida a 6 rodadas. Com isso o rubro-negro já está ficando perto da zona de rebaixamento, o que deixa muitos dos seus torcedores preocupados no momento.

Os principais motivos para tal crise: ataque que não faz gol,técnico não tem tempo para organizar o time e o estádio do maracanã fechado para as obras da copa de 2014.

A dupla de ataque já não marca tem 8 jogos, com isso o Fla já tem o pior ataque da competição. Os dois reforços para a função são Diogo e David, ambos estão sem ritmo de jogo, com isso o time continua amargando com a falta de gols.

Com a paralisação do campeonato para a Copa do Mundo o Brasileirão está com uma jornada de jogos intenso são 2 jogos por semana com isso o técnico recém chegado Silas não conseguiu fazer grandes mudanças no elenco.

Em campeonatos anteriores onde o flamengo teve excelentes arrancadas inclusive no ano de 2009 onde foi campeão o fator torcida foi muito importante pois o “maraca” virava um verdadeiro caldeirão com público de 70000 pessoas.

Observando os argumentos a cima podemos ver que a nação rubro-negra tem motivos de sobra para ficar preocupado com a situação atual do time na tabela do campeonato. Para que essa fase ruim passe é indispensável que a maior torcida do Brasil apóie seu time nesse momento tão difícil.

Turismo. Por, Pedro de Aguiar Azeredo.

Estrutura precária do turismo no Rio de Janeiro

O Rio será palco de dois grandes eventos esportivos, no caso a copa do mundo de 2014 e olimpíadas de 2016. Além dos dois fatores mencionados acima o Rio tem muitos pontos turísticos já conhecidos por todos. Com tais fatores a cidade “maravilhosa” precisa passar por um processo de estruturação no setor de hotelaria e serviços de atendimento aos turistas.

Tais problemas tem de ser resolvido através de aumento da qualificação de funcionários no setor e aumento do número de opções de hospedagem.

Para que possamos ter mão-de-obra qualificada o estado precisa investir em cursos profissionalizantes, e os empresários precisam remunerar melhor seus funcionários e também é preciso dar oportunidades aos jovens que estão em busca do seu primeiro emprego, o setor do turismo pode disponibilizar muitas vagas de empregos para esses jovens iniciantes.

Temos várias maneiras de aumentarmos os números de hospedagens na cidade através de: hotéis, pousadas, imóveis alugados para temporada, hospedagem domiciliar muito utilizado em intercâmbios e etc.Diante das opções mencionadas podemos ver que existe muitas maneiras de resolver a falta de locais para hospedagem na cidade.

Diante dos argumentos mencionados, podemos concluir que existem soluções para tais problemas, basta apenas os governos municipal, estadual e federal terem bom senso na hora de resolverem tais questões.


Empreendedorismo. Por, Thayana Nascimento.

Empreendedorismo

Geralmente esse termo se refere a uma pessoa que dá inicio a um negócio; um novo empreendimento ter lucro e renda. Porém não se limita apenas a isso, significa também alguém que se compromete de maneira ativa com um projeto ou uma atividade significativa. A palavra empreendedorismo foi associada às pessoas que estimularam o crescimento econômico do país ou de determinadas regiões por encontrarem diferentes e melhores meios de fazerem as coisas em beneficio próprio ou de uma maioria.

Empreendedores enxergam possibilidades, e não apenas problemas, através de uma postura e raciocínio adequados, comportamento e conjunto de habilidades.

Existem dois tipos de empreendedorismo, os profissionais empreendedores sociais possuem características semelhantes aos empreendedores de negócios, entretanto defendem uma missão social onde o seu objetivo não é a obtenção de lucro, mas sim o impacto social.

Empreendedores são seres inovadores, criativos, muitas vezes, transformam idéias que já existem; utilizam essa criatividade para aperfeiçoar/reinventar. Trata-se de um processo criativo e contínuo de explorar, desenvolver e sempre melhorar.

Educação. Por, Thayana Nascimento

Uma grande escola começa com um grande educador.

Muitos grandes educadores são maus gestores ou administradores. O bom gestor é indispensável para dinamizar a instituição de ensino, para buscar caminhos, para motivar os envolvidos no processo educacional. Um bom gestor pode mudar a escola. Uma orientada para a motivação e metas claras compartilhadas com professores, pais e jovens alunos é onde deve tudo começar.

Devido às péssimas condições de trabalho, o que vemos, no nosso país especialmente na periferia e subúrbio das grandes metrópoles, é uma forte rotatividade de diretores e educadores, além de um grande excesso de faltas; São diretores que não ficam sequer um ano à frente de uma escola. Não se premia quem se destaca através do esforço, tampouco se pune quem demonstra desempenho fraco e, para completar, o envolvimento dos pais é ínfimo e o currículo, pouco atraente.

O trabalho do gestor deve ser de motivar educadores, colaboradores e alunos, valorizando-os e depois desenhando um plano de ação focando no que é prioridade.

O gestor deve fazer da instituição de ensino, o lugar que prepara o professores para um ambiente pedagógico focado na aprendizagem ativa, criativa e experimentadora. Com mestres menos falantes, mais orientadores, sem dar o peixe, mas ensinando a pescar; com menos aulas teóricas e mais pesquisas e atividades, experimentação, projetos; com professores que desenvolvem situações inteligentes, desafios, lógicos e jogos.

Dessa maneira, é possível criar um ambiente ideal para o aprendizado e formação de futuros adultos, mais humanos e mais profissionais. Garantindo o futuro das próximas gerações.

O EMPREENDEDORISMO NOS DIVERSOS PAÍSES DO GLOBO. POR , SOLON AMARAL.

“Do dia 15 ao dia 21 de novembro será realizada em mais de 102 países, incluindo o Brasil, a Semana do Empreendedorismo, onde serão abordados assuntos relacionados a idéias inovadoras, lideranças, ecologia e tendências de novos negócios. “

O empreendedorismo começa a dar passos um pouco mais largos no Brasil, ao contrário de outros países como Estados Unidos, Canadá e até mesmo nosso vizinho de continente o Chile, onde o governo investe a muitas décadas nesse modelo de desenvolvimento.

Para se criar um país focado em novos negócios e inovações, é necessário elaborar um planejamento, visando trazer benefícios a economia do país como um todo. Veremos abaixo como alguns países utilizam seus planos de desenvolvimento do empreendedorismo.

Fomentar o espírito e a cultura empreendedora no país visa valorizar a figura do empreendedor na sociedade e disseminar o empreendedorismo como uma opção viável de carreira e sucesso. Alguns exemplos de iniciativas neste sentido são programas de TV na Escócia, telenovelas especiais no Brasil, Feira empreendedora itinerante que leva vídeos, guias práticos e orientação sobre empreendedorismo para a população em geral na Escócia, Concursos de planos de negócios no Uruguai, seminários e congressos de empreendedorismo no Brasil.

Desenvolver as competências empreendedoras trabalhando o aspecto educacional do país, promovendo o surgimento da vocação empreendedora em jovens, desde o ensino primário. Exemplos incluem a formação de professores de empreendedorismo no Brasil, o ensino de empreendedorismo a todas as etapas do ensino médio na Escócia, um espaço de aprendizagem para novas empresas de acordo com a fase em que se encontram baseado no intercâmbio com empresários experientes na Holanda, programas de apoio a universidades nos EUA, redes integradas de aprendizagem no Canadá e Austrália.

Estabelecer uma plataforma de serviços de apoio a empreendedores visando a formação de uma rede de instituições que ofereçam condições para a criação e desenvolvimento de novos negócios de forma protegida, sobretudo nos primeiros anos de vida dos empreendimentos. O exemplo clássico presente em inúmeros países são as incubadoras de empresas. No Brasil temos o SEBRAE.

Revisão e aprimoramento das leis para a criação e desenvolvimento de empresas, como leis de patentes, regras para compras públicas, exigências burocráticas, regimes de trabalho e incentivos tributários. Neste quesito, a Colômbia se destaca com seu conjunto de leis específicas para facilitar o surgimento de novos empreendimentos. Já a Grã Bretanha, a Holanda e a Finlândia vêm reduzindo gradativamente as barreiras enfrentadas pelos pequenos e médios negócios, A Holanda reduziu impostos para empresas em estágio inicial e a taxa zero de impostos no primeiro ano de vida de novos negócios na Argentina.

Interessante observar que os países com o maior número de ações acima citadas tendem a ser mais economicamente ativos na economia global. O empreendedorismo em todas as suas formas é uma saída para o desenvolvimento de muitas políticas econômicas. Espera-se que o Brasil caminhe nesse ritmo de maneira empreendedora, tenha a visão de que para tornar-se um país de primeiro mundo é necessário investir na sua população.




NOVOS COMBUSTIVEIS. POR , SOLON AMARAL.

Duas razões fizeram com que o mundo se preocupasse em encontrar novas alternativas de combustíveis para o planeta, a escassez dos nossos tradicionais combustíveis fosseis e é claro a pressão sofrida pelas grandes potencias quanto a diminuição das emissões de CO2 e conseqüentemente da poluição.

A principal fonte de energia para gerar eletricidade usada na Terra é o carvão e a energia nuclear responde por 16% do total. Para o setor de transportes, o petróleo reina absoluto. Mas e se tivéssemos outros combustíveis substitutos para essas fontes?

O tório é um elemento que quando combinado com urânio ou plutônio torna-se uma fonte segura e politicamente mais estável do que o urânio usado na maior parte das usinas nucleares do mundo hoje. Como a produção de energia a partir de combustível nucelar é livre de carbono, ela é uma boa opção para gerar energia barata para o país. Os dois maiores problemas com a energia nuclear são os riscos de acidentes e o lixo atômico. Outra vantagem do Tório é que ele é mais abundante na terra do que o urânio.

O segundo substituto da nossa lista é o hidratado de metano, ele está contido em reservas naturais que reúnam as seguintes condições: frio, alta pressão, e presença de água e metano. Isso ocorre em 23% da superfície do planeta, principalmente na zonas polares e no fundo dos oceanos.


Estima-se que as reservas totais representam o dobro de todos os combustíveis fósseis da Terra. Na prática, esse combustível poderia ser aproveitado como o gás natural, o combustível fóssil com menor teor de carbono que existe. A forma de extração e o tipo de combustível é de grande interesse da indústria petrolífera e poderá passar a ser pauta de muita discussão nos governos do todo o globo. Esperamos ansiosos para que o resultado de todas essas pesquisas e descobertas traga enormes benefícios a humanidade.

EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA . POR, SOLON GOMES AMARAL


As questões ambientais não podem ser as únicas preocupações da maior floresta tropical do mundo.

A Amazônia é conhecida pela sua diversidade biológica, por sua posição como berço da fauna e flora e importância estratégica, mas pouco se sabe sobre as suas questões sociais, em especial sobre a sua educação. Na região que possui a população mais jovem do país, cerca de 9 milhões são crianças e adolescentes até 17 anos.

Vamos trazer a tona a questão educacional e os problemas que circundam a sua existência. Além do analfabetismo, a Amazônia enfrenta dificuldade em outros aspectos da educação como: acesso à escola, comunicação, trabalho infantil, e fiscalização. Isso contribui para que 160 mil crianças e jovens entre 7 e 14 anos estejam fora da escola, segundo o relatório Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009, publicado pela Unicef, em 2009.

A baixa qualidade da formação dos professores e a carência de estrutura física e de material didático são as principais origens desse problema social. É muito difícil administrar as escolas que estão nos lugares distantes do centro municipal.

Sem ter telefone e nem rádio na escola fica difícil saber o que se passa. A falta de informação influencia muito na estruturação de um bom ambiente escolar.

Acrescido a essa questão, é importante ressaltar também que muitas escolas não têm diretores e a função de planejamento do ano fica sob a responsabilidade de pessoas que estão nos centro urbano e não conhecem a realidade das pequenas comunidades.

Para suprir todas essas questões, a Amazônia necessita de políticas públicas para a educação e da força de vontade dos profissionais envolvidos com essa área. Vamos aguardar que nossos líderes olhem mais para os tesouros nacionais e menos para seus umbigos.

SERÁ A CHINA, A MAIOR ECONOMÍA DO MUNDO EM 2012? – POR, SOLON AMARAL.

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Segundo o Conference Board, uma respeitada associação americana de pesquisa e análise de economias globais, a República da China ultrapassará os Estados Unidos como a maior economia do mundo até 2012. Isso em termos de poder aquisitivo, pois, tratando-se de poder de moeda, isso provavelmente acontecerá ainda antes.

De acordo com a mais recente pesquisa do Conference Board, a China em 2020 terá atingido uma produção que é aproximadamente metade do tamanho dos EUA, Supõe-se que em pouquíssimo tempo, mercadorias idênticas dos dois países terão valores incrivelmente diferentes, a balança pende é claro para que a produção Chinesa seja muito mais barata, isso põe o país em volume de produção anos-luz a frente do seu maior concorrente até agora.

A China cresceu 11,1% no primeiro semestre de 2010 sobre o mesmo período do ano passado. A expansão do país vem registrando uma média anual de mais de 9,5% desde que adotou reformas de mercado em 1978.

A China tomou o posto de segunda maior economia do mundo ultrapassando o Japão, graças ao resultado de três décadas de forte crescimento.

As projeções da Instituição Nova-iorquina mostram ainda que em 2020 a china terá domínio sobre 24% da produção mundial, enquanto que os EUA apenas15%. Sabemos que o planeta está passando por uma reestruturação econômica desde a última crise global, e estamos enxergando cada vez mais claramente as possíveis mudanças que um novo líder econômico poderá nos trazer.

Telecomunicação. Por, Shanoa Pereira.



Os celulares de hoje geralmente são ótimos no que eles foram originalmente planejados para fazer - fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto, esse tipo de coisa. Mas com uma quantidade sempre crescente de atividades relacionadas com a Internet tomando conta dos telefones móveis modernos, as redes atuais não conseguem aguentar. Elas têm um um "talento especial" para se tornar completamente atoladas sempre que muita gente tenta atualizar sua conta no Twitter, baixar música, assistir a vídeos, checar os boletins de trânsito ou fazer quaisquer outras atividades online que elas considerem importantes enquanto estão longe de seus computadores tradicionais.

No exato momento em que a corrente predominante de usuários de celulares começou a ficar mais confortável com o termo 3G (a terceira geração da tecnologia que suporta smartphones), rumores sobre uma 4G mítica no horizonte já começaram a se espalhar. No sentido básico, 4G (quarta geração de comunicação sem fio) envolve colocar as comunicações móveis firme e completamente no reino da Voip (voz sobre protocolo de internet). Embora a tecnologia 4G vá, eventualmente, ser implementada em uma variedade de gadgets móveis, como laptops e dispositivos para jogos, ela terá impacto mais notável nos telefones celulares, já que eles lidam com dados de voz de modo diferente.

Na essência, os telefones celulares usarão o mesmo sistema básico de Voip que os programas softphone para computadores e muitas operadoras de longa distância usam agora. Elas vão transferir toda informação a ser enviada através de uma conexão sem fio à internet de modo a estar em conformidade com vários protocolos de Internet. Isso possibilitará maximizar completamente a troca de pacotes, que é um ótimo jeito de enviar informação rapidamente - e a um custo muito menor - de um destino a outro.

Quando as redes 4G se tornarem padrão, os usuários notarão a diferença. A tecnologia 4G tem alguns benefícios persuasivos que estão ajudando a acelerar o impulso da indústria nessa direção. Horários de pico ainda devem ser um pouco chatos (pelos padrões das pessoas mimadas pelo serviço de Internet super rápido), mas no todo, ela deve ser um progresso do serviço que a maioria dos usuários de telefone celular estão familiarizados hoje.

Empreendedor. Por, Shanoa Pereira.



Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas idéias através da congruência entre criatividade e imaginação. Seguindo este raciocínio; o empreendedor, em geral, é motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos, oportunidades e propõe sempre idéias criativas, seguidas de ação.

A auto-avaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o auto desenvolvimento. Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos dos produtos ou serviços que irá desenvolver observando um novo mercado

Há ainda o intra empreendedor aquele capaz de deixar os integrantes da empresa surpreendidos, sempre pronto para trazer e gerir novas idéias, produtos, ou mudar tudo o que já existe. É um otimista que vive no futuro, transformando crises em oportunidades e exercendo influência nas pessoas para guiá-las em direção às suas idéias. É aquele que cria algo novo ou inova o que já existe e está sempre pesquisando. É o que busca novos negócios e oportunidades com a preocupação na melhoria dos produtos e serviços dentro da empresa. Suas ações baseiam-se nas necessidades do mercado.

Em geral, as pessoas que sonham em ter o seu próprio negócio são movidas pela ambição de ganhar muito dinheiro e ser independentes. A simples idéia de estarem subordinadas a alguém as apavora.

Algumas pessoas são levadas a abrir o seu próprio negócio por motivos que, muitas vezes, são alheios às suas vontades. Tais situações abrangem exemplos de profissionais que saíram de grandes organizações com recursos econômicos significativos e que resolveram montar o seu próprio negócio; aqueles que deixaram seus empregos para se tornarem empresários e aqueles que, sem a maior pretensão, herdaram algum negócio da família.

Na realidade, ser o próprio patrão implica estar exposto a constantes mudanças, assumir responsabilidades e sofrer pressões da sociedade, dos órgãos governamentais e dos empregados. A dedicação ao trabalho aumenta significativamente: muitas vezes trabalha-se mais de 8 horas por dia, sem um salário fixo, garantido no final do mês, e sem férias integrais. Ser um grande executivo de uma empresa não significa ser um grande empresário.

Enfim empreendedor bem-sucedido é uma pessoa com características de personalidade e talento que preenchem um padrão determinado, o que o leva a agir de tal forma que alcança o sucesso, realiza os seus sonhos e atinge os seus objetivos.

Educação Ambiental. Por , Shanoa Pereira.



A Educação é a base para o desenvolvimento de um país, pois através dela as pessoas têm subsídios para exigir seus direitos e cumprir os seus deveres, ou seja, as pessoas têm condições de desempenhar o seu papel de cidadão. É a participação cidadã que surge como "mola-mestra" na solução dos problemas ambientais e na proposta de conviver em sociedade e com a natureza. E a participação pode se dar nos mais diversos níveis: no caso da participação em relação à resolução dos problemas ambientais, ela é a principal das profundas transformações que estão ocorrendo para assegurar a convivência democrática, sustentável e harmônica dos seres humanos entre si e com o ambiente.

Nesse processo, a Educação Ambiental entra não somente como uma passagem de informações - como ocorre geralmente com a Educação Tradicional - mas também na aplicação dessas informações como forma de mudança de comportamentos e atitudes em relação aos problemas ambientais. E quem já aprendeu - o Educador Ambiental - pode partilhar com quem apenas inicia esta jornada - os alunos - que são transmissores desses conhecimentos aos seus pais, vizinhos, amigos, enfim, como se fosse através de uma corrente.

contando com a ajuda de profissionais ligados à área da Educação como também a Biologia, Artes, Ecologia, Geografia, História, Matemática, Português, enfim, todos aqueles que trabalham como professores das disciplinas básicas nas escolas de primeiro e segundo graus, sendo disseminadores desses conhecimentos que serão inseridos na vida cotidiana de todos os indivíduos.

A Educação Ambiental é uma proposta de filosofia de vida que resgata valores éticos, estéticos, democráticos e humanistas. Ela parte de um princípio de respeito pela diversidade natural e cultural, que inclui a especificidade de classe, etnia e gênero, defendendo, também, a descentralização em todos os níveis e a distribuição social do poder, como o acesso à informação e ao conhecimento. A Educação Ambiental visa modificar as relações entre a sociedade e a Natureza, a fim de melhorar a qualidade de vida, propondo a transformação do sistema produtivo e do consumismo em uma sociedade baseada na solidariedade, afetividade e cooperação, ou seja, visando a justa distribuição de seus recursos entre todos.

Para viver nosso cotidiano de maneira mais coerente com os ideais de uma sociedade sustentável e democrática, é necessária uma educação que repense velhas fórmulas de vida, propondo ações concretas para transformar nossa casa, rua, bairro, enfim, comunidades, sejam elas no campo ou na cidade, na fábrica, na escola ou no escritório.

Economia. Por, Shanoa Pereira.


Contextos econômicos modernos de concorrência de mercado exigem das empresas maior eficiência na gestão financeira de seus recursos, não cabendo indecisões sobre o que fazer com eles. Uma boa gestão dos recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, promovendo maiores lucros pela redução principalmente das despesas financeiras.

Em verdade, a atividade financeira de uma empresa requer acompanhamento permanente de seus resultados, de maneira a avaliar seu desempenho, bem como proceder aos ajustes e correções necessários. O objetivo básico da função financeira é prover a empresa de recursos de caixa suficientes de modo a respeitar os vários compromissos assumidos e promover a maximização de seus lucros.

É neste contexto que se destaca o fluxo de caixa como um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa. Gerencialmente, é indispensável em todo o processo de tomada de decisões financeiras.

O Fluxo de Caixa é indispensável para uma sinalização dos rumos financeiros dos negócios. Através de sua elaboração é possível prognosticar eventuais excedentes ou escassez de caixa, determinando-se medidas saneadoras a serem tomadas. Para se manterem em operação, as empresas devem liquidar corretamente seus vários compromissos, devendo como condição básica apresentar o respectivo saldo em seu caixa nos momentos dos vencimentos. A insuficiência de caixa pode determinar cortes nos créditos, suspensão de entregas de materiais e mercadorias, e ser causa de uma séria descontinuidade em suas operações.

A manutenção de saldos de caixa propicia folga financeira imediata à empresa, revelando melhor capacidade de pagamento de suas obrigações. Neste posicionamento, a administração não deve manter suas reservas de caixa em novéis elevados como forma de maximizar a liquidez. Ao contrário, deve buscar um volume mais adequado de caixa sob pena de incorrer em custos de oportunidades crescentes. É indispensável que a empresa avalie criteriosamente o seu ciclo operacional de maneira a sincronizar as características de sua atividade com o desempenho do caixa.

Os fluxos de caixa costumam apresentar-se sob diferentes formas: restritos, operacionais e residuais, podendo ainda relacionar o conjunto das atividades financeiras da empresa dentro de um sentido amplo, decorrente das operações.

É importante que se avalie também que limitações de caixa não se constituem em característica exclusiva de empresas que convivem com prejuízo. Empresas lucrativas podem também apresentar problemas de caixa como conseqüência do comportamento de seu ciclo operacional. Por outro lado, problemas de caixa costumam ocorrer, ainda, em lançamentos de novos produtos, fases de expansão da atividade, modernização produtiva, etc.

Shanoa Pereira - 08100046

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Política. Por, Malbina Charif.


Falar de política, não é difícil. Mas difícil é dar uma resposta clara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intúito de buscar uma solução para “o problema”.

Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, pois, a maioria da socidade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem está no poder, mas não sabem, que são eles que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromper com facilidade e continuar enganando o povo. Quem não participa da política, será só mais um tendo o trabalho de votar, além disso estará votando em vão.

O por que do desinteresse pela política torna-se de fácil compreensão quando levamos em consideração, que vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos que no seu agir políticamente procura, nada mais, nada menos, beneficiar-se.

Mas Política é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania. A idéia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes. E isso que a torna tão complexa e consequentemente, interessante. A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população. Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes. A política na atualidade, encontra-se bastante deteriorada. Precisando urgentemente de uma reforma. Com mais responsábilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes. Política, é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições, onde somos práticamente obrigados a votar, senão sofreremos uma sanção. No entanto, todos os indivíduos são passíveis de análise política, pois, tal ciência perde validade se não expressar a preocupação de inserir todos os indivíduos no processo de construção da sociedade.

Telecomunicação. Por, Malbina Charif.


Telecomunicações é a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza. Comunicação é o processo pelo qual uma informação gerada em um ponto no espaço e no tempo chamado fonte é transferida a outro ponto no espaço e no tempo chamado destino. Telecomunicação, é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "ar") e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar".. Quando o destino da informação está próximo da fonte, a transmissão é direta e imediata, tal como se processa a conversação entre duas pessoas num mesmo ambiente. Quando a distância entre elas aumenta, no entanto, o processo de comunicação direta se torna mais difícil. Há então a necessidade de um sistema de telecomunicação - um conjunto de meios e dispositivos que permita a fonte e destino se comunicarem a distância.


Educação. Por, Malbina Charif.


Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.

A prática educativa formal - que ocorre nos espaços escolarizados,quer sejam da Educação Infantil à Pós Graduação - se dá de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de Educação Tecnológica. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade. Mas, acontece também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão. Nesse caso sendo ela informal.

Economia. Por, Malbina Charif.


A economia é geralmente dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).

A Economia, ou atividade económica, consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei)ou também gerir, administrar: daí "regras da casa" (lar) e "administraçao da casa".

É também a ciência social que estuda a atividade económica, através do desenvolvimento da teoria económica, e que tem na administração a sua aplicação. Os modelos e técnicas atualmente usados em economia evoluíram da economia política do final do século XIX, derivado da vontade de usar métodos mais empíricos à semelhança das ciências naturais.Pode representar, em sentido lato, a situação económica de um país ou região; isto é, a sua situação conjuntural (relativamente aos ciclos da economia) ou estrutural.

A microeconomia, tal como a macroeconomia, é um método fundamental de análise à economia enquanto sistema. Examina o comportamento dos agentes (tais como os agregados familiares e as firmas) e as suas interações em mercados específicos, considerando a escassez de recursos e a regulação governamental. Um determinado mercado pode ser para de um produto, por exemplo milho, ou de serviços de um fator de produção, por exemplo, os serviços de um pedreiro. A teoria considera agregados de uma quantidade demandada por compradores e quantidade ofertada por vendedores para cada preço possível por unidade. A microeconomia une esses dois aspectos para descrever como o mercado pode atingir o equilíbrio entre o preço e a quantidade negociada ou explicar as variações do mercado ao longo do tempo.

Esta análise é geralmente referido como análise de oferta e demanda. As estruturas do mercado, como concorrência perfeita e monopólio, são também estudadas para as suas implicações no comportamento e na eficiência econômica. A análise das alterações num mercado geralmente parte do pressuposto simplificador de que o comportamento nos outros mercados permanece inalterado (ceteris paribus), ou seja, é uma análise de equilíbrio parcial. A teoria do equilíbrio geral permite alterações em diferentes mercados e agregados de todos os mercados, incluindo a sua evolução e interações em direção ao ponto de equilíbrio.

Empreendedorismo. Por, Malbina Charif.


Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.

Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

O empreendedorismo faz parte da índole brasileira. Segundo estudo publicado pelo jornal americano US Today "Global Entrepreneurship Monitor" o Brasil é considerado o país mais empreendedor do mundo, sendo o brasileiro um empreendedor nato. O lado negativo do empreendedorismo é que os índices de mortalidade das PME - Pequenas e Médias Empresas no Brasil são elevadíssimas: segundo o SEBRAE, 56% dessas empresas fecham as portas até o terceiro ano de vida. Entre as principais razões, destaca-se a falta de preparação do empreendedor para gerenciar com eficiência a sua empresa, insuficiência de capital, além de dificuldades pessoais do candidato a empresário.

Um mau empreendimento na mão de um bom empreendedor pode até ser melhorado e sobreviver, mas na mão de um mau empreendedor, nem mesmo um ótimo negócio sobrevive. É por isso que o estudo, a pesquisa, o planejamento do negócio são fundamentais no empreendedorismo. É essa, aliás, a razão de existência deste site: preparar o empreendedor para implantar e dirigir com mais segurança seu negócio na Internet. Outro aspecto fundamental, só que mais difícil de ser trabalhado são as características pessoais do empreendedor que podem alavancar ou inviabilizar um projeto.

TECNOLOGIA. Por, Silvia Madureira.





Robert Adler, 86 anos, inventou o 1º. controle remoto .

No século vinte e vinte e hum as descobertas da tecnologia tem sido uma das grandes vedetes, da sociedade pós-moderna, particularmente nos 15 últimos anos com a evolução da tecnologia sem fio que possibilitou a comunicação móvel, através da telefonia celular e outros aparelhos. Agora mais recentemente a fabricação e o lançamento dos smart phones e a criação dos Ipads e Kindles, Esses equipamentos se somam aos já existentes, aos poucos substituindo o desk top, e talvez em breve os laptop, viveremos a era dos Ipads e Iphones, o que mais a modernidade está por lançar. Impossível pensar hoje o cotidiano sem esses aparelhos. Porém uma das descobertas consideradas mais revolucionárias, neste no século XX, e que revolucionou o cotidiano das pessoas, foi o controle remoto.

Poucos se dão conta hoje de quem criou esse aparelho, talvez hoje em função da globalização ele tivesse recebido o tratamento similar a Steve Jobs, fundador da Apple, tal o impacto e mudanças de costume que um aparelho pode criar . O criador do controle remoto se chamava Robert Adler . O primeiro controle remoto desenvolvido pela empresa americana Zenith, era conectado a TV, por meio de um cabo, mas segundo pesquisas o público não gostou do produto. As pesquisas identificaram que as pessoas reclamavam que tropeçavam no cabo e que ele não era esteticamente bonito para ficar exposto na sala .

Em 1955, ele teve a idéia de usar som de alta freqüência para transmitir comandos de um aparelho sem fio para a TV. Após vários meses de pesquisa, foi criado o primeiro controle remoto da história. O primeiro protótipo foi chamado de “Space Command”, o aparelho não usava baterias e serviu de modelo para todos os controles remotos vendidos no mundo até o início dos anos 80. Com a evolução da tecnologia os aparelhos convencionais foram substituídos por raios infravermelhos, considerados mais simples e baratos.

Foi perguntado ao pesquisador Adler, o que motivou ele a criar um aparelho como o controle remoto, permitir que as pessoas evitassem comerciais ou simplesmente a facilitar a mudança de canais?

Segundo ele, a criação de um aparelho com essas características, era uma questão de lógica, As pessoas deveriam ter liberdade de assistir TV, sem necessidade de se levantar para mudar os canais ou aumentar ou diminuir o volume. Parece uma lógica simples, porém o controle remoto, deu ao consumidor a possibilidade de autonomia para escolher o que gostaria de assistir, a mudança tecnológica trouxe também uma mudança do comportamento da sociedade em relação as escolhas dos tipos de programa que gostaria de assistir, estimulando as grandes redes de TV a criarem uma programação mais direcionada e atraente . O mesmo aconteceu com os anunciantes que tiverem que criar anúncios bons o suficiente e cativante para que o telespectador não trocasse de canal. Hoje em dia, as facilidades criadas pelo conforto que a tecnologia proporciona também estimularam o sedentarismo das pessoas, que criaram hábitos não muito saudáveis de ficarem em casa assistindo televisão e navegando na internet. Agora neste século temos um novo desafio, apesar das facilidades tecnológicas, estimularem as pessoas á saírem de casa e se exercitar e ter um estilo de vida mais saudável.

Educação. Por, Tatiana Mota Barbosa Ferreira.




Tornar-se um professor eficiente pode ser bastante doloroso e exaustivo, exigindo anos de tentativas e erros. Não se trata apenas de aplicação de teorias, mas de construir um relacionamento com estudantes, de maneira a equilibrar a tarefa de ensinar com a escrita de textos acadêmicos e a pesquisa. A sala de aula é um teatro, onde o professor precisa desempenhar vários papéis.

Ensinar não é apenas um emprego em que se trabalha. Um professor tem por obrigação despertar seus alunos para a essência da realidade, propiciando uma rigorosa introdução a determinada disciplina e criando uma percepção de suas responsabilidades como cidadãos treinados na arte do pensamento crítico.

Ensinar, assim como escrever, é um ato de auto-apresentação, e, a cada nova classe, a necessidade de reinventar-se é vivida, até mesmo assustadoramente, presente. Apesar do desafio de ensinar, é difícil não gostar de um emprego em que você pode recomeçar sempre, anulando os fracassos do ano anterior e lançando-os pela janela como se fosse confete. É sempre possível fazer melhor na próxima vez.

Os educadores têm muito trabalho pela frente, pois é desastrosa a falta que a Educação faz na vida das pessoas. A educação é sangue que leva o conhecimento para alimentar, formar e organizar a cidadania progressiva existente em cada aluno - tão importante e necessária para a civilização.

Um novo paradigma da Educação exige atualizar e capacitar o professor para, além de transmitir o conteúdo, ser também um orientador. O educador que compreender seu aluno terá diante de si não um simples estudante, mas um professor a lhe ensinar os melhores passos e diretrizes pedagógicas para ensinar a outros alunos. É este o cerne do ensinar aprendendo, uma via de mão dupla, respeito e complementações.

Ensinar e aprender são duas faces da mesma moeda. Só podemos ensinar aquilo que já aprendemos e, além disso, aprendemos ainda mais quando ensinamos. O professor deve respeitar a diferença de seus alunos, favorecendo a criação de um ambiente escolar que realmente o prepare para o melhor desempenho em todos os níveis do comportamento humano: biológico, psicológico e social.

O aprendizado transcende a sala de aula - ele está em todo lugar. A quantidade de informações disponíveis e a velocidade com que circulam fazem com que o professor tenha o desafio de ser cada vez mais completo, sabendo lidar com essas fontes e com o aluno que, a cada dia, trilha novos caminhos e neles pode se perder.

Aprender é como comer. A aula boa é como uma gostosa refeição: do aperitivo e entrada para o prato principal e sobremesa. Além de nutritiva, tem que ser saborosa, tem que ter um cheiro atraente e um visual provocante.

É possível fazer uma analogia do ato de aprender com o de comer: existe uma fisiologia do aprendizado. O processo de digestão dos alimentos é semelhante em todos os seres humanos, já que se trata de uma função fisiológica. O aprendizado entretanto, pode ser bastante pessoal, porque depende do aparelho psicológico e por ser uma função complementar.

Fazem parte do aparelho psicológico a motivação ou a indiferença para aprender, a facilidade ou a dificuldade de compreender a informação, a capacidade de transformação da informação em conhecimento e o nível cultural e de conhecimento prévio. Comer alimenta o corpo de energia, e aprender alimenta a alma de saber.

Como uma função complementar, aprender é uma ação que envolve, no mínimo, duas pessoas que se completam: a que ensina e a que aprende. Se um dos complementares falhar, o resultado pode ser prejudicado.

Empreendedorismo. Por, Tatiana Mota Barbosa Ferreira.




Dolabela (2006), acredita que o empreendedor seja o “motor da economia”, um agente de mudanças, o empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade. Muito se tem escrito a respeito, e os autores oferecem variadas definições para o termo. O economista austríaco Schumpeter (1934) associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios. Segundo Timmons (1994), “o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20”.

De acordo com Hirish (2004), o conceito de empreendedor fica mais refinado quando são considerados princípios e termos de uma perspectiva empresarial, administrativa e pessoal. Em especial, o conceito de empreendedorismo de uma perspectiva individual foi explorado neste século. Essa exploração está refletida nas três definições de empreendedor que se seguem. Em quase todas as definições de empreendedorismo, há um consenso de que de que é uma espécie de comportamento que inclui: (1) tomar iniciativa, (2) organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos a fim de transformar recursos e situações para proveito prático, (3) aceitar o risco ou o fracasso. O empreendedorismo é o processo dinâmico de criar mais riqueza. A riqueza é criada por indivíduos que assumem os principais riscos em termos de patrimônio, tempo e/ou comprometimento com a carreira ou que provêem valor para algum produto ou serviço. O produto ou serviço pode ou não ser novo ou único, mas o valor deve de algum modo ser infundido pelo empreendedor ao receber e localizar as habilidades e os recursos necessários. Embora cada uma dessas definições veja os empreendedores de uma perspectiva ligeiramente distinta, todas contêm noções semelhantes, como novidade, organização, criação, riqueza e risco. Ainda assim, cada definição é um pouco restritiva, já que os empreendedores são encontrados em todas as profissões - educação, medicina, pesquisa, direito, arquitetura, engenharia, serviço social e distribuição.

Empreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal. Essa definição enfatiza quatro aspectos básicos de ser um empreendedor, não importando em que área. Primeiro, o empreendedorismo envolve o processo de criação - criar algo novo, de valor. A criação tem que ter valor para o empreendedor e valor para o público para o qual é desenvolvida. Segundo, o empreendedorismo exige a dedicação do tempo e do esforço necessários. Somente aqueles que se dedicam a um empreendimento apreciam a significativa quantidade de tempo e de esforço exigida para criar algo novo e torná-lo operacional. Assumir os riscos necessários é o terceiro aspecto do empreendedorismo. Esses riscos tomam uma série de formas, dependendo do campo de atuação do empreendedor, mas em geral se concentram em torno das áreas financeiras, psicológicas e sociais.

Hirish (2004), acredita que a decisão de abandonar a carreira ou o estilo de vida não é fácil. São exigidas muita energia e coragem para mudar e fazer algo novo e diferente. Embora as pessoas tenham a tendência de abrir empresas em áreas conhecidas, dois ambientes de trabalho mostram-se especialmente bons para gerar novos negócios: pesquisa e desenvolvimento, e Marketing. Enquanto trabalham em tecnologia (pesquisa e desenvolvimento), os indivíduos desenvolvem novas idéias de produtos ou processos e muitas vezes deixam o cargo ocupado para formar suas próprias empresas quando essas novas idéias não são aceitas por seus empregadores. De modo semelhante, as pessoas da área de Marketing se familiarizam com o mercado e com os desejos e necessidades não atendidos dos clientes e freqüentemente partem para iniciar novas empresas com esse propósito. Talvez um incentivo ainda mais forte para superar a inércia e deixar o atual estilo de vida para criar algo novo venha de uma força negativa - a ruptura. Um número significativo de empresas é formado por pessoas que se aposentaram ou foram demitidas. Provavelmente, não há força maior do que o deslocamento pessoal para potencializar a vontade de agir de uma pessoa.