terça-feira, 14 de junho de 2011

1º Lote de Res.tituição do IR Por, John Lenon de Macedo Silva .

Foram abertas nesta quarta-feira,dia 08/06,as consutas do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física ( IRPF ) 2011.
Segundo o Fisco, 1,5 milhão de contribuintes estão incluídos no primeiro lote de restituição do IR deste ano. Deste número total de contribuintes,a maior parte é de idosos com mais de 60 anos. A prioridade para os idosos já acontece há vários anos, em cumprimento ao Estatuto do Idoso. Em junho do ano passado, por exemplo, 1,47 milhão de contribuintes foram incluídos no primeiro lote do IR, sendo 1,22 milhão de idosos.
A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda tem por base, além do Estatuto do Idoso, a data de entrega da declaração de ajuste anual. Quem enviou o documento primeiro, sem erros ou omissões, recebe a restituição mais cedo.
Os valores de restituição poderão ser sacados a partir de 15 de junho. Ao todo serão sete lotes,que serão pagos de junho até dezembro deste ano,e o valor total de pagamento será de 1,9 bilhão de reais.
Para saber se há inconsistências,erros ou pendências em sua declaração,a Receita Federal já disponibiliza os dados no seu atendimento virtual,onde todos podem acessar o extrato do IR. Para isso,é preciso apenas informar o número do CPF,data de nascimento e a declaração do IR de 2010 e 2011,ou o titulo de eleitor.
No caso de erros e/ou inconsistências na declaração do Imposto de Renda,o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora,e com isso retirar o CPF da chamada ''malha fina do leão''.Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para correção dos erros, e as eventuais restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida - nos chamados lotes residuais do IR.
No extrato do IR, o contribuinte também poderá acompanhar o pagamento do imposto e alterar opções referentes ao débito automático das cotas. Com o serviço, os contribuintes também poderão parcelar débitos em atraso do IR ou outras pendências com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário