segunda-feira, 13 de junho de 2011

Atualidade. Por, Deusemara Galdino de Oliveira.

Em maio de 2011, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama anunciou a morte do terrorista Osama Bin Laden, responsável pelo maior ataque terrorista em terras norte-americanas. Ele foi encontrado em uma mansão em uma cidade próxima à Islamabad, capital do Paquistão.
O líder da Al-Qaeda, o homem mais procurado do mundo, resistiu à prisão, sendo baleado na cabeça e no peito conforme informações fornecidas pela Casa Branca. Após um ritual religioso, o corpo foi jogado no mar segundo os costumes do islamismo. Isso porque alegaram que nenhum país aceitaria receber o corpo do terrorista para realizar o funeral.
A notícia da morte do terrorista foi motivo de comemoração nas cidades de Nova York e Washington, que foram os alvos dos ataques de 11 de setembro. Com receio de possíveis ataques por seguidores do extremista, o governo dos EUA decretou alerta máximo em bases militares e para viagens turísticas.
No entanto, os efeitos que podem ocorrer com a morte de Bin Laden ainda são incertos. No mundo inteiro, os radicais islâmicos poderão se juntar para criar uma imagem de mártir para o terrorista ou até mesmo antecipar o término da guerra no Afeganistão, iniciada com o propósito de capturar ele e outros integrantes da Al-Qaeda.
Contudo, no início do mês de junho o jornal The Washington Post em conjunto com a rede ABC News realizaram uma pesquisa de opinião para verificar a popularidade e aprovação do governo do presidente americano Barack Obama. Após o anúncio da morte de Bin Laden, registraram uma alta. Mas, já no final do mês de maio os índices de aprovação caíram novamente.
Os resultados da pesquisa apontam que ”66% dos americanos acreditam que o país está no caminho errado, e 69% dizem estar insatisfeitos ou com raiva da maneira como o governo federal está funcionando”. (BBC Brasil)
O descontentamento do povo norte-americano é em relação ao modo como o presidente vem administrando a economia. Além disso, o aumento no déficit do orçamento também seria um motivo para o declínio de sua popularidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário