domingo, 12 de junho de 2011

Atualidades. Nem sempre os fins justificam os meios. Por, Adriana Ielmini.




A invasão do quartel central dos bombeiros por integrantes da corporação que se encontram em estado de greve ressuscitou a questão se os fins sempre justificam os meios. É mais do que justo e natural que todas as categorias de trabalhadores exijam boas condições de trabalho, incluindo salários dignos. No entanto, essa requisição não pode ser feita de forma truculenta, infringindo os códigos da categoria, as leis em vigor e o bem estar da sociedade em geral.

Alegando que possuem o pior piso salarial da categoria no Brasil, os bombeiros têm como principal pleito um considerável aumento de salário. De forma geral, os salários desse tipo de trabalhador (bombeiros, policiais) é muito baixo no país. Por esse motivo, o pleito não deixa de ser justo. Mas, desde que se iniciou a greve da categoria, os bombeiros têm ultrapassado certos limites, até mesmo do ponto de vista legal. Até agora foram inúmeras passeatas e paralisações que afetaram o deslocamento de milhares de trabalhadores na volta para casa. Além disso, por terem uma função essencial em situações de emergência (acidentes em geral), a greve por si só afeta de maneira grave o bem estar, chegando colocar em risco a vida de muita gente.

O episódio do último dia 03/06/11, em que houve a invasão do quartel central, foi lamentável e mostrou até mesmo certa imaturidade por parte dos grevistas. O primeiro grande erro foi a quebra total da hierarquia, um princípio básico dentro de corporações militares. O governador foi amplamente desrespeitado e a única opção que lhe restou foi o uso da força policial. O segundo grande equívoco foi a invasão e a depredação de um patrimônio público. Por último, o uso de mulheres e filhos foi um ato de covardia por parte dos bombeiros, conhecidos pela bravura.

Enfim, todos consideram o pleito da categoria justo. O questionamento é em cima da maneira como a greve vem sendo conduzida. Com certeza existem maneiras mais democráticas para eles alcançarem o objetivo maior da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário