sexta-feira, 3 de junho de 2011

Candidato perfeito. Por Hamilton Wilson.





A maioria dos candidates aos postos de trabalho procura uma formula mágica que, os levem a ser bem sucedidos em suas entrevistas de emprego. Será que existe realmente uma combinação perfeita de características, que possa ser considerada como perfeita pelos entrevistadores?
É certo que todo empregador procura um conjunto de habilidades nos indivíduos, que se candidatam ao emprego que atendam as características do cargo a ser ocupado. Mas, alem destas, existem outras habilidades que são de forma geral desejáveis pela maioria das empresas.
Muitas dessas habilidades e características são naturais à maioria dos candidatos e muitas delas podem ser treinadas caso eles não as tenham. Procurar entender o que os empregadores procuram nos candidatos e retratar, em seu currículo, a forma com que sua experiência se alinha com essas necessidades, é passo fundamental para o sucesso.
Recente pesquisa realizada junto a empresas de recrutamento, norte americanas, indicam que os empregadores procuram indivíduos possuam a grande maioria das habilidades e características listadas a seguir.
Comunicação: ter habilidade em compreender, ler e escrever de forma correta é requerida pela grande maioria dos empregadores.
Raciocínio Analítico: refere-se à capacidade de compreender um problema, analisar múltiplas hipóteses, pesquisar por informações adicionais e identificar os pontos chaves a serem abordados.
Habilidades Interpessoais: reflete a capacidade de relacionamento com colegas de trabalho, seja inspirando-os ou resolvendo conflitos.
Uso de Computadores: conhecimento no uso de hardware e software é requerido em praticamente todos os postos de trabalho.
Liderança: capacidade em conduzir colaboradores ao objetivo desejado.
Criatividade: habilidade em encontrar soluções criativas para os problemas do dia a dia.
Consciência Multicultural: demonstrar sensibilidade às diferentes pessoas e culturas, seja no ambiente de trabalho como no trato com clientes.
Planejamento e Organização: trata da habilidade em: analisar, planejar, organizar e executar projetos e tarefas, em um determinado período de tempo.
Trabalho em Equipe: ter facilidade em trabalhar em grupo
Além destas habilidades que poderíamos chamar de técnicas, os empregadores também dão importância a características pessoais como: honestidade, integridade, flexibilidade, dedicação, tenacidade, responsabilidade, lealdade, profissionalismo, motivação e disposição em aprender.
Na próxima vez que você for se candidatar a uma posição, procure identificar quais dessas características seriam mais adequadas ao cargo oferecido, ressaltando-as em seu currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário