domingo, 19 de junho de 2011

DANÇA, Por, Gabriel Henrique Zogahib dos Santos.




Dança é uma forma de arte em que a imagem artística é criada por movimentos rítmicos e envolve as alterações das expressões do corpo humano. A dança é intimamente ligada com a música, tenta demonstrar com movimentos do corpo a emoção e o rítmo que a música provoca e também pode ser considerada como uma forma de comunicação não-verbal entre seres humanos e até animais (exemplo: dança do acasalamento). A dança também é considerada esporte e é ‘adotada’ por muita gente apena como passatempo.
Muitos esportes incorporam a dança em seus movimentos como Ginástica, Patinação artística, natação sincronizada e artes marciais. A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, as outras duas são o teatro e a música e todas essas três artes têm muita coisa em comum. Como se não bastasse ser um ótimo exercício físico que trabalha com o corpo inteiro (uma hora de dança pode gastar em média de 300 a 400 calorias) a dança também é um excelente exercício mental que proporciona diversas sensações boas durante e após a prática como: prazer, alegria, diversão, por exigir concentração reduz o estresse, melhora auto-estima e amplia o ciclo social.
Hoje em dia existem diversas formas de danças, cada cultura, cada país tem sua dança e suas formas. Existem danças de todos os tipos: Que não utiliza música ( Sapateado), danças solo (balé e breakdance), dança em dupla (Forró, Tango, Valsa), dança em grupo (danças de roda e sincronizadas), cênica ( balé e dança do ventre) e até dança erótica (pole dance).
Não existe motivo para não se praticar a dança, esta trás benefícios para a saúde, durante a dança a substância relacionada ao prazer (Endorfina) é liberada, existem diversos modos de danças das mais diferentes maneiras que podem ser praticadas por pura diversão e entretenimento com amigos ou de maneira competitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário