terça-feira, 14 de junho de 2011

Dança. Por, Suanne Ribeiro.





O Brasil é um país que possui uma cultura muito diversificada. Aqui temos fácil acesso à cultura de outros países. Conhecemos a dança espanhola, dança mexicana, dança portuguesa, dança indiana, entre outras. Mas, nem todos os países têm essa cultura tão diversificada, podemos dizer que nem todos os povos de alguns países têm essa liberdade de dançarem o que quiserem. Um exemplo disso é na Índia, um país muito conservador, onde a dança é sagrada, seria um pecado as indianas dançarem músicas brasileiras como samba, pagode, muito menos o funk.
A dança é uma das artes cênicas mais importantes da Antiguidade. Dançar é uma forma de expressão, em uma dança você pode expressar a sua felicidade, expressar suas emoções. A dança pode ser usada até para seduzir alguém, como a dança do ventre, o tango, o “pole-dance”, entre outras.
Dançar traz muitos benefícios para o nosso corpo e para a nossa mente. A dança trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial; Desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural; Permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos; Desenvolve os aspectos físicos, cognitivos, sociais e afetivos; Previne deficiências físicas e posturais; Proporciona um corpo ágil, alongado, sadio e definido; Além de possibilitar uma opção de profissão.
A população brasileira conhece os mais diversificados tipos de dança, seja ela brasileira ou estrangeira. Aqui no Brasil, existem muitas academias de danças que dão aulas de todos os tipos de dança que você poderia imaginar, como: Dança espanhola, dança mexicana, dança portuguesa, dança indiana, dança cigana, dança contemporânea, tango, cancan, hula, flamenca, varenão, jongo, entre outras. As mais comuns como: dança de salão, dança do ventre, dança de rua (street dance), ballet, bolero, samba, pagode, axé, funk, rock, valsa, jazz, sapateado, hip hop, quadrilha, country, entre outras. E também as danças típicas das regiões brasileiras Norte e Nordeste, como: Lambada, forró, frevo e o mais interessante destas regiões, o Zouk, que é originário das Antilhas Francesas, mas teve grande influência no Pará e Amapá, (é aquela dança do estilo da “Banda Calypso”).
E você leitor? Conhece todas essas danças? Já sabe dançar todas essas? Então, está esperando o quê para começar? Não perca tempo! A dança é muita benéfica para o nosso corpo e para a nossa mente, ameniza o stress e alivia tensões. Vamos aproveitar a riqueza da cultura de nosso país e explorá-la, pois dançar é simplesmente maravilhoso e contagiante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário