domingo, 19 de junho de 2011

DANÇAR É BOM. Por, Michael Lima.



Existe uma frase que diz que quem canta seus males espanta, mas sinceramente falando penso que isso também pode ser dito da dança. Dançar é bom demais! O mais engraçado é como a dança com o passar dos tempos foi sendo usada para vários fins, desde dança para a chuva e para o sol como para acasalamento. Até os animais entram na dança.
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas. O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que as mesmas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Daí a dança veio se desenvolvendo de formas diferentes na Grécia, no Japão e Roma e de várias formas e propósitos distintos. Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.
No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, onde cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, conseqüentemente, os ritmos das danças.
A arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria e não somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independentes do som que se ouve, e até mesmo sem ele; a essa arte damos o nome de dança.
Comprovadamente a dança faz bem não só para o corpo quanto para a mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário