sexta-feira, 17 de junho de 2011

Educação Ambiental. Por, Bruce Brocky.





Temos o Meio Ambiente como nosso maior bem comum e a sua preservação como uma responsabilidade coletiva. Porém a sociedade e a natureza são vítimas de processos que provocam a degradação ambiental. Este é um dos motivos da importância da implantação e desenvolvimento de programas e ações educativas de conteúdo sócio-ambiental, que contribuam para a formação de uma consciência ambiental, levando a mudanças de hábitos e valores que contribuam para reverter ou minimizar os danos ambientais.
O Programa de educação ambiental deve propiciar os conhecimentos necessários à compreensão do meio ambiente, de modo a fomentar uma consciência social que produza atitudes e afete comportamentos. Ou seja, para ser efetivo deve simultaneamente: cultivar a valores positivos acerca da preservação da natureza, despertar o interesse pela aquisição de conhecimentos, fomentar a reflexão sobre as práticas materiais e desenvolver atitudes positivas e habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental.
O que de fato se propõe a Educação ambiental é que ela faça as pessoas e empresas repensarem suas posturas de conservação e preservação do ambiente.
Portanto, a disseminação de uma consciência ambiental e de uma preocupação pública com o meio ambiente é um trabalho a ser desenvolvido pela educação, por meio de pessoas qualificadas e familiarizadas com a dimensão socio-política da vida coletiva, capazes por isto de envolverem-se com este novo componente da conduta moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário