segunda-feira, 13 de junho de 2011

Educação ambiental . Por, Deusemara Galdino de Oliveira.

O Ministério do Meio Ambiente define como “educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros”.
Neste contexto, a educação ambiental (EA) nas escolas tem como objetivo buscar valores que conduzam a um convívio harmonioso com o meio ambiente e as demais espécies que habitam na terra, apoiando o estudante na realização de uma análise crítica da situação mundial, levando o mesmo a refletir sobre o uso inadequado dos recursos naturais.
Deste modo, os educadores ambientais tornam-se “portadores dos ideais do sujeito ecológico”, passando a “contribuir para a constituição de uma atitude ecológica caracteriza a principal aspiração da EA” (CARVALHO, 2008: p. 69).
Segundo Jacobi (2003, p. 190), “a dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar”.
É importante ressaltar que a natureza não é um recurso natural inesgotável, ou seja, as reservas naturais são finitas e precisam ser aproveitadas de modo racional, evitando assim o desperdício e levando em consideração a sustentabilidade.
Jacobi (2003, p. 192) acredita que “a preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de garantir mudanças sociopolíticas que não comprometam os sistemas ecológicos e sociais que sustentam as comunidades”.
Assim, a escola exerce um dos papéis mais significantes no redirecionamento dos estudantes. Afinal, cabe a instituição de ensino desenvolver um processo para ensino-aprendizagem de técnicas que visem a otimização da informação, realização de pesquisas e, o mais importante, formar pessoas conscientes de suas responsabilidades individuais e coletivas dentro da sociedade.

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