sexta-feira, 3 de junho de 2011

Educação Ambiental. Por, Susana Riechert


A educação ambiental é a ação educativa permanente que procura despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente.
O objetivo da educação ambiental é a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza incorporando um modelo de desenvolvimentos sustentável.
Esse modelo visa a preservar os recursos do planeta para as gerações futuras, ao mesmo tempo atendendo às necessidades das gerações atuais.
Temos o meio ambiente como nosso maior bem comum e por isso a sua preservação como uma responsabilidade coletiva.
A manutenção da qualidade do ar, da água, do solo, das plantas e animais é essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
A questão do lixo vem sendo apontada, hoje em dia, pelos ambientalistas como um dos mais graves problemas ambientais urbanos.
Nas escolas vêm sendo difundido a importância da coleta seletiva do lixo, no entanto, pouco tem sido falado a respeito do consumismo, do modo de produção capitalista e sobre o significado da reciclagem.

Muitas vezes, a sociedade e a natureza são vítimas de processos que acarretam a degradação ambiental. Isto se deve em parte à ignorância dos agentes quanto aos sofisticados processos químicos e físicos que são devidos às suas condutas cotidianas.
Resumindo, a educação ambiental pode ser compreendida como uma análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos do ambiente devido às grandes catástrofes naturais, como terremotos, inundações, tsunamis que vêm ocorrendo ultimamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário