terça-feira, 14 de junho de 2011

A educação hoje. Por, Marcus Vinicius de Jesus Freitas.

Ha não tantos anos atrás a educação era o que te levaria a um mundo melhor, professor era alguém que iria te encaminhar para o futuro e por isso merecia respeito; escola era o segundo lar de muitas pessoas, onde elas encontravam o conhecimento. Mas hoje o que vemos são professores apanhando de alunos por tirar nota baixa, mãe acusando o professor por este chamar a atenção de seus filhos, professores e gestores de escolas desestimulados por ter que cumprir tantas exigências, alunos indo a escola para fazer tudo menos estudar, professores que se encontram de mão e pés atados, pois temem represarias de pais, comunidades e autoridades.
De quem seria a culpa de isso tudo estar acontecendo? Acho que o menos culpado nisso tudo ainda é o aluno ele hoje vive em um mundo onde a inversão de valores esta predominando, a lei da selva é o que conta, e eles perderam a referencia. Muitas leis dizem para eles que eles podem muito, mas essas mesmas pessoas não as explicam os deveres, ouvi uma estória esses dias onde o conselho tutelar foi chamado, pois a professora segurou o aluno depois do horário (dez minutos), pois esse não copiou o dever todo, pois estava brincando e ela foi chamada atenção, o pior disso tudo que não foi a mãe do aluno que reclamou foi a mãe outro aluno. Com uma estória eu vejo que o aluno sente que ninguém mais tem domínio sobre ele e pode fazer o que quiser, mas esquecem de ensinar que essa atitude tem consequências.
Alguns pais, infelizmente, estão preocupados somente em receber o auxilio do governo não se preocupando com o que o filho esta aprendendo e somente se preocupando com a frequência quando o beneficio é cortado e ao invés de procurar saber onde o filho andou vai a escola exigir que ela assine um termo dizendo que errou por isso aquela criança não tinha frequência, sendo que essa criança nem aparece na escola. Existem professores cansados, pois os alunos não têm limites, eles não são recompensados da forma que mereciam e nem reconhecidos, com isso não tem motivação e esquece que estavam ali para uma finalidade ensinar. E as facilidades que são apresentadas hoje no mundo, onde se você tiver um “corpão” não precisa nem estudar, pois pode aparecer na mídia e ganhar dinheiro, onde de forma ilícita é possível ter tênis de marca, se tiver dinheiro, o papai pode pagar para alguém fornecer o resultado de provas.
Mas nem tudo é desespero você ainda encontra pais, professores e alunos conscientes, não importando o nível social. Esses exemplos andam com seus filhos quilômetros para que ele receba o ensino que merecem e professores que são apaixonados pelo que fazem e essa paixão é tão evidente que contagia todos em volta e alunos que querem muito um futuro brilhante por isso sabem a importância do ato de estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário