segunda-feira, 13 de junho de 2011

Educação. Por, Guy de Orleans e Bragança.



A cidade de Medellín, na Colômbia, era marcada pelo narcotráfico e pela violência. Mas, a partir de 2006, com a inauguração de Bibliotecas Parque (uma biblioteca com um parque para que os leitores possam usufruir da leitura ao ar livre), a cidade elevou o nível educacional e isso contribuiu para a diminuição do índice de violência.
A Biblioteca Parque de Manguinhos, no Rio de Janeiro, foi criada inspirada nesse projeto. Ela foi criada em um espaço de 2,3mil m2 que se transformou no local de maior concentração de equipamentos sociais em uma comunidade carente carioca.
A área, atualmente urbanizada, se tornou um complexo com filmoteca, ludoteca, cineteatro, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, acervo digital de música, cafeteria, acesso à internet gratuita, jardim de leitura, brinquedoteca e uma sala dominada “Meu Bairro”, que serve para que os usuários tenham reuniões da comunidade.
Ultrapassando o conceito de biblioteca tradicional, é um espaço cultural e de convivência. Lá, realizam-se atividades culturais e de leitura de maneira ampla, que atuam como instrumento de educação e de formação de cidadãos. Há cursos, oficinas, estágios, intercâmbios e atividades dedicadas às crianças e aos jovens.
A Academia Brasileira de Letras é madrinha da Biblioteca Parque de Manguinhos, a apoiando com doações de livros, consultoria a respeito de novas aquisições e orientação sobre a programação de seminários.
Esse projeto inovador é multifuncional, pois além de contribuir para a educação e convivência da comunidade, colabora também para a diminuição da violência. O espaço proporciona um ambiente onde as novas gerações podem crescer e aprender, evitando contato com o tráfico e as drogas.
De acordo com a Superintendente de Leitura e Conhecimento da SEC, Vera Saboya, “A cultura tem papel decisivo na construção de um construção de um cidadão crítico e confiante de seu papel criador na sociedade. Assim, transforma através da reflexão, da criação e da alegria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário