sexta-feira, 17 de junho de 2011

Atualidades. Por, Eduardo Condé.


Foto:Roberto Leal
A opção de Palocci de falar com exclusividade ao Jornal Nacional, da Rede Globo, é a demonstração mais latente de quem é o político que hoje chefia a Casa Civil. Faz tempo que ele pulou o muro. Hoje é o homem da banca e da mídia conservadora no PT.
Lula sabe disso. E segura Palocci do lado de cá, porque prefere ele aos tradicionais “homens do mercado”.
É uma estratégia inteligente, mas que só pode ser operada por um craque como Lula. E porque Palocci respeita o ex-presidente como um pai. Algo muito difícil na política de hoje. Mas o fato é que Palocci se tornou tão do lado de lá, que resolveu ficar milionário.E isso pode até ser “compreendido” por Lula, mas não o é pela maioria das lideranças petistas, muito menos pela militância de base, que ainda existe no PT.
Um deputado do partido de Lula disse a um bloqueiro uma frase que sintetiza a situação: “Não falo do caso Palocci e já avisei que quem menos fala, menos atrapalha”. E concluiu: “se o objetivo dele era se tornar milionário, deveria ter saído do PT. Para ser do partido ele não precisa fazer voto de pobreza, mas se tornar milionário do dia para a noite não dá”.
O clima é este no PT. Mesmo aqueles que gostam de Palocci e defendem suas qualidades de administrador e político, estão constrangidos. Nestes dias em que todos os jornalistas de política de todos os jornais do Brasil só falam em “fogo-amigo contra Palocci”, eu me pergunto: será que eles estão se referindo ao PT ou a eles mesmos?”
Palocci deu uma entrevista exclusiva ao Jornal Nacional. E isso explica muita coisa. Quando a oposição criou uma CPI da Petrobras a direção da empresa criou um blogue para se defender. E desmontou a armadilha criada num conluio de parlamentares golpistas com a mídia golpista.
Palocci não tem como fazer isso, porque espera que a mídia que quer derrubar Dilma, Lula, PT e tudo que tem cheiro de esquerda no Brasil, o defenda. Mas esse foi seu autogolpe final. Ao dar uma entrevista exclusiva ao JN ele disse aos outros veículos sócios do esquema, que apenas a Globo lhe basta. Uma decisão de um amadorismo primário.
Os marqueteiros de alguns políticos petistas ainda pensam com cabeça da década de 70. Acham que a comunicação do Brasil se resume à Rede Globo e que podem resolver as coisas numa conversa com a direção da empresa no Jardim Botânico.
É uma gente despreparada que ganha muito dinheiro dando conselhos. Gente que achou uma loucura a Petrobras fazer um blogue para se defender. E que atacou a ideia dentro do governo. Mas como Palocci pensa com a cabeça de quem está do lado de lá, são esses conselheiros que o encantam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário