domingo, 12 de junho de 2011

A importância da educação. Por, Bruno Oliveira.



A educação sempre foi e será fundamental na formação de nossas crianças, onde somente através de educação é que os nossos jovens terão a oportunidade de futuramente se tornar exímios cidadãos brasileiros com ótimas oportunidades, preparando para se tornarem profissionais capacitados para engressarem no mercado de trabalho, que hoje em dia esta cada vez mais exigente. Mas ocorre que a educação no Brasil é precária, talvez seja coincidência ser um país subdesenvolvido, mas a realidade é que temos um dos piores sistemas de educação do mundo.
As nossas escolas, principalmente do setor público, estão em petição de miséria, caindo aos pedaços. Os governos, em geral, nunca investiram o que deviam para educar a população que por sua vez também quase nunca cobra ou fiscaliza as verbas destinadas a este fim. Os professores, mal remunerados, parecem estar desmotivados e quase sempre se mostram sem compromisso com as futuras gerações gerando um círculo vicioso onde todos perdem.
Um dos maiores problemas é a desvalorização do professor, a verdade é que são poucos os professores que ganham um salário digno de seu trabalho. No ensino fundamental por exemplo, estima-se que mais da metade dos professores não tenham Ensino Superior ou nem mesmo o Ensino Médio completo. Assim é difícil exigir que alunos tenham uma boa formação para enfrentar processos seletivos, uma faculdade, em fim, a vida.
O mais importante ponto que precisa ser melhorado quando se trata de justiça social, como prioridade para eliminar todos os problemas que estamos enfrentando hoje em dia em nossa sociedade é a Educação. Todas as pessoas não só em nossa sociedade, mas em todo o planeta não podem ter-lhes negado o direito a um justo e decente nível de ensino. Os pais também são de grande importância para a formação profissional de seus filhos, incentivando a leitura, dando apoio moral e sendo presente na vida escolar do filho é uma atitude fundamental.
Claroque existem exceções, em que escolas e professores são de boa qualidade e qualificação, na rede pública de ensino. Contudo é em escolas privadas que o professor ganha mais, o aluno aprende mais, e podem contar com uma infra-estrutura boa. O que em escolas públicas não acontece com freqüência, devido à falta e ao desvio de verbas, em fim, investimentos na educação.
No entanto o que esperamos é que as autoridades dêem uma atenção maior para o quesito ensino, já que podemos notar a cada dia que passa que o mesmo esta se tornando cada vez mais precário e desta forma são poucos aqueles que terão uma ótima oportunidade no mercado de trabalho, mas podemos aprender com isso tudo é que cada um deve fazer sua parte, onde devemos fiscalizar, e educar com todo zêlo e amor, para que nossas crianças crescam e se tornem adultos educados e civilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário