segunda-feira, 13 de junho de 2011

Medicina e Saúde. Por, Guy de Orleans e Bragança.


Transtorno de Ansiedade Social



O Transtorno de Ansiedade Social, também conhecido como Fobia Social é uma categoria diagnóstica recente, incluída apenas em 1994 no DSM-IV, 4o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Tal inclusão revelou que a Fobia Social representa um problema de saúde mental específico, podendo ser incapacitante em suas formas mais graves.

Nesse transtorno, que atinge 2% da população, o processo de interagir com ou outros ou de criar relacionamentos provoca um tremor esmagador e é frequentemente evitado.

O Fóbico Social é teme diversas situações sociais e de desempenho, porque se preocupa em ser humilhado ou constrangido por funcionar inadequadamente ou apresentar sintomas visíveis de ansiedade. Ele apresenta medo marcante e persistente de situações sociais ou de desempenho, em que se sente exposto a desconhecidos ou a um possível escrutínio ou avaliação dos outros.

Assim sendo, o indivíduo teme agir de forma a demonstrar sua ansiedade e receia que este comportamento possa ser humilhante ou embaraçoso para si.

As situações temidas pelos Fóbicos Sociais podem variar, como falar em público e conversar entre duas pessoas. Alguns temem e evitam o contato social em geral. Tais situações podem ser suportadas, mas com muita ansiedade.

O grau de ansiedade aumenta conforme o nível de formalidade da situação social e o quanto o indivíduo se sente exposto à críticas.

Atualmente, estudos comprovam a efetividade das abordagens de Terapias Cognitivo-Comportamentais para o tratamento do transtorno. Os objetivos de tal linha de terapia são: diminuir a ansiedade e as evitações sociais, além de diminuir as limitações do paciente e melhorar a sua qualidade de vida.

O tratamento ocorre principalmente através da Reestruturação Cognitiva, método que consiste em desafiar os erros lógicos do pensamento do paciente, através de evidencias que sustentam outro ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário