domingo, 12 de junho de 2011

Medicina esportiva. Por: José Carlos da Fonseca Neto




A medicina esportiva abrange os ramos da medicina que estudam a influência do exercício, o treinamento e o esporte nas pessoas sãs e doentes que praticam esporte. A medicina esportiva inclui aqueles ramos teóricos e práticas da medicina que estudam a influência do exercício, o treinamento e o esporte nas pessoas sãs e doentes, e no esportista. Também estuda os efeitos da falta de exercício e as lesões que se podem produzir durante a realização do exercício. Assim, a medicina esportiva proporciona resultados úteis para acautelar, tratar e reabilitar. Além disso, tem um papel importante na hora de aconselhar um tipo de esporte; ao adaptar alguns exercícios ao paciente; e ao aconselhar uma linha de trabalho a fim de que este se adapte ao exercício com um menor risco de sofrimento de lesões ou patologias.
Os aspectos mais importantes da medicina esportiva podem resumir-se assim:
- Tratamento médico de lesões e enfermidades.
- Exploração médica antes de iniciar um esporte para detectar qualquer alteração, que poderia piorar como conseqüência da prática deste esporte.
- Estudo médico do rendimento para avaliar a capacidade de esforço do coração, a circulação, a respiração, o metabolismo e o sistema músculo esquelético.
- Valorização funcional específica para o tipo de esporte.
- Conselho médico sobre o estilo de vida e a nutrição.
- Assistência médica no desenvolvimento dos métodos ótimos de treinamento.
- Controle científico do treinamento.

O médico ligado a medicina desportiva precisa estar apto para investigar a ação da doença no corpo e a partir do diagnóstico indicar um exercício específico que vai trabalhar as habilidades necessárias de forma saudável exigindo unicamente o esforço físico. A atividade física sendo bem indicada trás benefícios para desenvolver a resistência, estimular a regeneração de células do organismo, renovar neurônios e melhorar índices de freqüência cardíaca e pressão arterial, fazendo com que a pessoa fique ainda mais disposta em seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário