terça-feira, 14 de junho de 2011

MERCADO DE TRABALHO. Por, Felipe Medeiros.

A definição de trabalho, emprego e segurança social, mudaram muito nos últimos anos.
A evolução da sociedade, a globalização e as inovações tecnológicas mudaram a realidade do mercado de trabalho. O impacto desses fatores pode ser percebido em uma nova configuração com o aumento do nível de desemprego, o crescimento da informalização nas relações trabalhistas, o deslocamento setorial do emprego, e a transformação nos requisitos funcionais, com a exigência de novas habilidades e competências.
O diploma de um curso superior já foi garantia de emprego, até meados da década de 70, hoje não é mais. Pensar que após o término da faculdade você está "livre" do estudo é simplesmente decretar a morte da sua carreira profissional. Hoje precisamos estar sempre estudando, sempre nos atualizando. Estamos vivendo a "era da informação, da velocidade e da orientação para resultados". Muitas vezes, ficamos atônitos com a rapidez com que as mudanças acontecem. Já não basta mais sermos especialistas em uma única área: Engenharia, Administração, Economia, Direito, etc. Precisamos "entender do negócio", isto é, conhecer todos os aspectos relacionados com o ramo da empresa onde trabalhamos, senão como poderemos aplicar nossos conhecimentos em benefício da empresa, ou em outras palavras: gerar resultados.

O mercado de trabalho tem um campo vasto, no entanto requer praticidade e constante atualização de informações. Quem não está apto, informatizado e disposto a inovar no mercado de trabalho, ficará provavelmente, aquém das necessidades de nossa época.

É evidente que você precisa ter ótimos conhecimentos na sua área de atuação. Um ponto importante é que não basta conhecer o básico, para se destacar e ser um profissional requisitado pelo mercado, você precisa dominar os conhecimentos da sua área de atuação e para isso só existe um caminho: o estudo e a atualização constantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário