sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mercado de trabalho. Por, Franco Dias.




Mercado de trabalho relaciona aqueles que procuram emprego e aqueles que oferecem emprego num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de um bem, o trabalho. Num sistema capitalista existe a oferta e demanda, todos são a demanda, mas nem todos são a oferta.
Assim como um empregador é a demanda da mão-de-obra de vários trabalhadores, os trabalhadores são a demanda da oferta de emprego oferecida pelo empregador, ambos se beneficiam, senão essa troca mútua e voluntária não aconteceria, e só a livre concorrência pode fornecer uma competitividade efetiva entre empregadores e empregados.
A concorrência motivará o empregador a dar melhores condições ao contratado para persuadi-lo e trazer o melhor bem estar e regalias para conquistar maiores e melhores empregados. A concorrência motiva o empregado a qualificar sua mão de obra e conquistar o melhor ambiente de trabalho.
Nesse ciclo os incompetentes falham, enquanto os melhores sobrevivem, aqueles que tiverem maior capacidade produtiva. Não necessariamente relacionado ao trabalho braçal, mas os mais competentes podem ser aqueles mais criativos que melhor atenderem a demanda, vindo a prosperar na economia de mercado.
A partir do momento em que a pobreza aumenta, a criminalidade conseqüentemente caminha junto. O estado gordo fornece a segurança pública que é completamente ineficiente, também oferece saúde com hospitais precários, e também oferecem educação que também é precária, tudo que o estado fornece não é eficiente, a única coisa que é eficiente no estado é o sistema de impostos.
Só existe realmente um mercado de trabalho justo e mais humanitário: quando o livre mercado for colocado em prática, órgãos e empresas públicas forem entregues a empresários que atendem melhor a demanda e são estimulados pela concorrência, impostos são diminuídos e tornados facultativos, todos terão seus dinheiros de volta e também o devido poder de compra para eles mesmos pagarem por serviços eficientes e prosperarem no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário