domingo, 19 de junho de 2011

Mercado “Mutante”. Por, Michael Lima.



Estamos vivendo a "era da informação, da velocidade e da orientação para resultados".Hoje precisamos estar sempre estudando, sempre nos atualizando. Muitas vezes, ficamos atônitos com a rapidez com que as mudanças acontecem. Já não basta mais sermos especialistas em uma única área: Engenharia, Administração, Economia, Direito, etc. Precisamos "entender do negócio", isto é, conhecer todos os aspectos relacionados com o ramo da empresa onde trabalhamos, senão como poderemos aplicar nossos conhecimentos em benefício da empresa, ou em outras palavras: gerar resultados.
O ambiente externo das empresas é complexo e com isso as empresas passam a ser complexas e passam a exigir mais na hora da seleção de seus colaboradores, a ponto de exigir pré-requisitos que muitas vezes nem serão aplicados de fato na função que será exercida por esse candidato futuramente quando ingressar na empresa.
Ainda falando desse mercado mutável temos também setores onde há uma oferta muito grande de profissionais e outros setores onde há justamente o contrário, a escassez.
Hora o mercado aponta para um lado hora aponta para outro e nessa variação é preciso estarmos atentos para poder acompanhar esse movimento se não ficaremos ultrapassados. Por exemplo, atualmente não há no mercado profissionais que atendam a demanda nas áreas de logística e de engenharia química e pior ainda, quando existem profissionais os mesmos não preenchem os requisitos necessários, quer dizer; não têm o nível necessário para preencher a vaga.
As empresas estão voltadas para o lucro acima de tudo; ainda existe um índice alto de desemprego; profissionais incapacitados para exercer suas funções e o mercado exigindo cada vez mais profissionais multi-especialistas. Esse é o quadro do mercado de trabalho no Brasil nos tempos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário