domingo, 12 de junho de 2011

Os impostos no Brasil. Por, José Carlos da Fonseca Neto




Como todos sabem o Brasil é recheado de impostos e que na sua maioria das vezes chega a ser exorbitante. Aqui o tributo é praticamente o dobro da média de países emergentes como Argentina e China. Os gastos dos governantes são imensos e quem paga por isso somos nós, se não houver uma diminuição desses gastos juntamente com a retração dos impostos agora, a coisa ficara muito pior daqui alguns anos, pois o numero de aposentados vai aumentar e os gastos com saúde pública também e quem vai pagar por isso?

O Brasil é o 17º em arrecadação de impostos, mas o 38º em qualidade de vida, levando isso em conta, afasta muitas empresas de investirem no Brasil, sendo que elas avaliam os impostos cobrados no país como se elas estivessem pagando para usar sua infra-estrutura e se esse valor pago não corresponde com o que elas querem ou vêem, com certeza não haverá investimento nesse país, por isso deveria haver essa diminuição na arrecadação, mas com uma participação ativa do poder publico na contração de seus gastos, concentrando um valor mais justo nos tributos, nos salários públicos e afins. Só a titulo de curiosidade, no Brasil, o imposto médio sobre uma empresa é de 34% sobre a receita anual, carga tributária bem acima da média mundial, de 27,1%, e da média latino-americana, de 28,1%.
E tem mais... Com a desculpa de incentivar o uso de etanol e atrair investimentos para projetos de inovação o governo federal pode vir a criar um imposto exclusivo para veículos nacionais e importados movidos apenas a gasolina. De acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, o país tem como prioridade estimular o uso do etanol. Para tanto, afirmou que todo veículo que não seja biocombustível ou que não utilize etanol pode ser tributado para criar fundos setoriais e financiar pesquisas de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário