sexta-feira, 17 de junho de 2011

Saúde. Por, EDUARDO CONDÉ.

O envelhecimento é um processo natural que começa no nascimento e termina na morte. Durante este processo o organismo é submetido a diversas alterações anatômicas e funcionais, com repercussões nas condições de saúde e nutrição na terceira idade.
A alimentação esta relacionada com a qualidade de vida do idoso e com o aumento de sua expectativa de vida, desta forma maus hábitos alimentares devem ser corrigidos.
Diversos fatores afetam o consumo alimentar do idoso, tais como:
 situação social, econômica e familiar em que vive;
 condições físicas para desempenhar as atividades diárias;
 presença de doenças e uso de múltiplos medicamentos;
 aspectos culturais, religiosos e disponibilidades de alimentos;
 alterações fisiológicas que ocorrem com o avanço da idade;
 perda de dentes e uso de próteses.
Diante dessas condições, deve-se estar atento a alimentação do idoso para que não ocorram quadros de obesidade ou desnutrição que podem trazer extensas consequências. A primeira porque potencializa algumas doenças que os idosos, mesmo não obesos, apresentam com maior frequência (como diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias, doenças cardiovasculares e câncer). A desnutrição proteica-calórica, por sua vez, é o distúrbio nutricional mais importante observado nos idosos, estando associada ao aumento da mortalidade e da susceptibilidade às infecções e a redução da qualidade de vida.
Um bom estado nutricional, com o fornecimento adequado de energia, proteínas, vitaminas e minerais é de extrema importância para que o idoso resista as doenças cronicas e debilitantes e possa manter a saúde e independência, sendo isso possível com uma alimentação diversificada, com alimentos de diferentes fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário