domingo, 12 de junho de 2011

Vale Tudo. Por, José Fábio Garcia da Silva Maron.

A nova modalidade de esporte é o vale tudo. Atualmente existem inúmeros programas de televisão que organizam verdadeiros shows de violência aonde atletas, que mais parecem gladiadores, se espancam até a exaustão ou ao desmaio, misturando artes marciais aonde é visível a supremacia de wrestling, muay thai e Jiu-Jitsu; os atletas não parecem nada saudáveis, acostumados a tomar chutes na cara e esteróides.
A grande diferença entre esses atletas e os gladiadores é que esses eram escravos, sem outra opção de vida, a não ser a morte que no entendimento de muitos deles vinha em boa hora, sendo até uma benção e os atletas são escravos de um sonho e de dinheiro, que temem a morte.
O espetáculo não nos parece sombrio no primeiro momento, pois estamos acostumados, desde pequenos, a ver lutas de boxe, gladiadores, brigas de escola e entendemos que é uma pratica esportiva de pessoas livres e racionais, mas, tente fazer uma experiência coloque um filme de rinha de cachorro e nos choca muito, pois estamos acostumados a ver cachorros sempre como amigos e ver pessoas apostando e ganhando dinheiro na sua desgraça e morte, é de uma crueldade sem tamanho; quando o espectador percebe que o vale tudo é igual a isso, cria uma ojeriza no tele espectador, parecida com o tratamento Ludovico do filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.
Os atletas são meretrizes que vendem a sua integridade física para o prazer alheio, sendo muitas vezes manipulados por um sonho que eles não têm capacidade de alcançar, entrando em lutas que eles não têm como vencer, só para fazer parte do show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário