sexta-feira, 3 de junho de 2011

Violência: Bullying, a violência da moda Por - Tiago Paiva.



Muito tem se falado, na mídia, nos últimos meses sobre o termo ‘Bullying’. Na verdade, muitas pessoas já sofreram este tipo de violência, mas não sabem. O Bullying é o ato de violência, seja ela física ou psicológica, movida principalmente pela intolerância racial, socioeconômica, religiosa ou sexual etc.
O Bullying se tornou um vilão nos últimos tempos. Ele é o responsável pelas maiores demonstrações de violência em escolas no país. É um ato covarde, de pessoas que estão ‘acima’ das vítimas, principalmente em condição física e de número (A maioria das vezes é praticada por um gripo de pessoas). O Bullying tem maior apresentação em ambiente escolar, onde o número de adultos e supervisores é menor. Porém os casos mais sérios ocorrem com pessoas da adolescência à fase adulta.
O Bullying é uma agressão expressada de diversas formas: Agressão física, verbal, grafitagem depreciativa, expor a vítima ao ridículo, ameaçá-la. As conseqüências são as mais diversas, desde a criança ou o indivíduo vítima se privar de viver em sociedade e desenvolver qualquer comportamento de insegurança, medo até esta pessoa se rebelar contra seus agressores e a sociedade em si e querer se vingar cometendo também atos de violência.
Um exemplo triste das conseqüências do Bullying foi a tragédia ocorrida em Realengo no rio de Janeiro, quando um rapaz, ex-aluno de um colégio entrou na escola e assassinou brutalmente 12 adolescentes. O assassino que se suicidou em seguida deixou uma carta justificando ter sido vítima de Bullying na adolescência e que foi esse o motivo te ter cometido o massacre.
O Bullying se apresente de duas formas: Bullying direto e indireto. O direto é em sua maioria praticado por meninos e o indireto por meninas, que tem como objetivo causar o isolamento social da vítima. As agresões em sua maioria são sem motivo aparente. Movido apenas por intolerância. Constata-se que os agressores são pessoas que em sua maioria te m famílias desestruturadas ou sofreram também algum tipo de violência.
Hoje as escolas e a educação no País se encontram abandonados. Pais e filhos não são tão mais próximos como antigamente. Existe uma aversão social das pessoas. Vítimas de agressões podem desenvolver problemas psicológicos graves e nunca mais poder conviver naturalmente em sociedade. O Bullying não é apenas um problema de segurança , mas acabou se tornando principalmente um grande e preocupante problema de saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário