sexta-feira, 17 de junho de 2011

Violência. Por, Franco Dias.



A violência é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade física das pessoas. É um produto de modelos de desenvolvimento que tem suas raízes na história.
A definição de violência se faz necessária para uma maior compreensão da violência escolar. É uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. É o atentado direto, físico contra a pessoa cuja vida, saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da ação de outros. Neste sentido Aida Monteiro se expressa entendemos a violência, enquanto ausência e desrespeito aos direitos do outro. No estudo realizado pela autora em uma escola, buscou-se perceber a concepção de violência dada pelo corpo docente e discente da instituição.
Para o corpo discente violência representa agressão física, simbolizada pelo estupro, brigas em família e também a falta de respeito entre as pessoas. Enquanto que para o corpo docente a violência, enquanto descumprimento das leis e da falta de condições materiais da população, associando a violência à miséria, à exclusão social e ao desrespeito ao cidadão.
Já a agressividade é o comportamento adaptativo intenso, ou seja, a vítima da violência constante tem dificuldade de se relacionar com o próximo e de estabelecer limites porque estes às vezes não foram construídos no âmbito familiar. O sujeito agressivo tem atitudes agressivas para se defender e não é tido como violento. Ele possui os padrões de educação contrários às normas de convivência e respeito para com o outro, a construção da paz vem se apresentando em diversas áreas e mostra que o impulso agressivo é tão inerente à natureza humana quanto o impulso amoroso; portanto é necessária a canalização daquele para fins construtivos, ou seja, a indignação é aceita, porém deve ser utilizada de uma maneira produtiva.
O crime é uma tipificação social e, portanto definido socialmente é uma rotulação atribuída a alguém que fez o que reprovamos. Não reprovamos o ato porque é criminoso. É criminoso porque o reprovamos.
Violência pode ser também uma reação conseqüente a um sentimento de ameaça ou de falência da capacidade psíquica em suportar o conjunto de pressões internas e externas a que está submetida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário