sexta-feira, 3 de junho de 2011

Violência. Por, Susana Riechert .



Nos últimos anos, a sociedade brasileira tem sido considerada uma das sociedades mais violentas do mundo.
O Brasil apresenta altíssimos índices de violência urbana, como por exemplo, assaltos, seqüestros e extermínios, a violência praticada contra a mulher pelo marido, namorado, ex-companheiro, etc...
A violência não é uma ação e sim uma reação. O ser humano não comete normalmente violência sem motivo. Dentre as principais causas da violência estão o desrespeito, a prepotência, crises de raiva causadas por fracassos.
A violência tem uma motivação corretiva, pois busca consertar aquilo que o diálogo não foi capaz de corrigir. Logo, a violência ocorre porque alguma coisa já estava anteriormente errada.
No Brasil, a principal causa que antecede a violência é o desrespeito. A exploração, a prepotência, a traição, a infidelidade, a mentira são atitudes de desrespeito e se não houver pedidos de desculpa e de arrependimento resultarão em violências.
Sabendo-se que o desrespeito é a principal causa de violência, deve-se procurar combater a violência diminuindo o desrespeito.
O Bullying vem sendo constantemente mencionado nos jornais e revistas. Em todos os ambientes onde pessoas se encontram, acontecem relações interpessoais. Nestas relações há sempre um mais forte. Esse mais forte procura sua ou suas vítimas e é nesse contexto que se estabelece o Bullying. O mais forte, o agressor, irá maltratar, ridicularizar a vítima perante outras pessoas.
Na maioria das vezes, a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém e se transforma numa pessoa triste, deprimida e em alguns casos, poderá até optar pelo suicídio. Esse sofrimento talvez seja guardado durante anos e de repente, num momento de explosão, ocorrem situações de violência que podem se estender por toda a sociedade.
Concluindo, a violência é sempre uma reação a algo que foi praticado anteriormente. Se as pessoas passarem a tratar os outros com respeito, a violência com certeza irá diminuir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário